Manuscritos e autógrafos de Saramago no sítio Web da BNP

 

O sítio Web da Colecção de José Saramago da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) já está a funcionar. 

“A BNP é detentora de uma parcela do espólio do autor de Memorial do Convento que procedeu à sua doação em diferentes ocasiões (1994, 1998 e 1999), contando-se, entre os documentos entregues, textos próprios, obras de terceiros, correspondência e o original do diploma do Prémio Nobel da Literatura (1998)”, explicam.

Neste sítio Web é possível ver materiais preparatórios para O Ano da Morte de Ricardo Reis – como esta página de uma agenda com notas para a escrita deste romance que é a imagem deste post; está lá o texto de apresentação para a Agenda da Biblioteca Nacional de 2002 intitulado Depois de Einstein já não há por aí quem ouse  (autógrafo assinado,). Além das provas tipográficas com emendas e acrescentos As opiniões que o D.L. teve e mais do que uma versão de O Embargo. È possível ver digitalizado o pergaminho entregue pela Academia Sueca ao Prémio Nobel da Literatura português.

Mas se quer ver “ao vivo” este documento e a medalha, bem como alguns destes manuscritos, deve ir visitar a  exposição José Saramago: a consistência dos sonhos, patente ao público na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, até 27 de Julho. Ou vê-lo neste vídeo sobre a exposição que coloquei num post anterior.

 

Anúncios

1 Response to “Manuscritos e autógrafos de Saramago no sítio Web da BNP”


  1. 1 Nuno Crespo Abril 26, 2008 às 4:14 pm

    Enfim mais uma atenção chegada ao publico em geral através da comunicação social do nosso autor consagrado com um Nobel Literário. José Saramago existe para mim a alguns anos, com A Caverna, Homem duplicado, Ensaio sobre a cegueira, entre outras obras que li deste autor, a sua prosa deve conter mais publicidade positiva e não ser comentada como dificil de ler.

    http://www.blindness-themovie.com/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Sobre

Este é um blogue do PÚBLICO, escrito por Isabel Coutinho. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura. isabel.coutinho@publico.pt

Fotos no Flickr

del.icio.us Isabel Coutinho

Blog Stats

  • 28,928 hits

%d bloggers like this: