A remexer no baú

  Quando hoje se faz uma pesquisa no Google a propósito de Nero Wolf o primeiro site que nos aparece é o The Wolf Pack, a página oficial da Nero Wolf Society, os fãs deste detective criado pelo escritor norte-americano Rex Stout. 

Mas quando estas CIBER-ESCRITAS foram publicadas, em Abril de 1996, o destaque ia para as páginas sobre Nero Wolf mantidas por Muffy Barkocy. Nessa época para a pergunta “Sabe como posso contactar o clube de fãs chamado The Wolfe Pack?” que alguém colocara no site de Muffy não havia resposta. Hoje o link para este clube de fãs está lá em destaque.

As páginas de Muffy Barkocy eram na altura muito interessantes porque tinham uma cronologia bibliográfica  que começava em 1930 (ano em que Nero iniciou a sua carreira de detective) e discutia-se como seria por dentro a casa do detective e a sua estufa. 

Percebi agora que quando escrevi estas CIBER-ESCRITAS cometi um erro: assumi que Muffy era um homem. Afinal é uma mulher. Vive em São Francisco e através de uma busca na WWW hoje fiquei a saber mais sobre ela. Muffy é bissexual, adepta do poliamor, especialista e fã de tatuagens e gosta de ler livros. Trabalha actualmente na Lexy onde é engenheira informática.

As páginas sobre Nero Wolf criadas por Muir já não estão disponíveis.

2 Responses to “A remexer no baú”


  1. 1 via Abril 22, 2008 às 7:44 am

    pergunto-me porque é que os americanos têm clubes de fãs para tudo e nós europeus nem por isso? nem sequer um clube de fãs do F.Pessoa, o que seria mais que justificado.o rex stout é de ler, mas daí a ser boa literatura, só porque o gajo é gordo, sua que nem um porco…mase facto um je ne sais pas quoi, uma boutade, gosta de orquídeas, tem bom gosto portanto.

  2. 2 Sergio Protzek Novembro 4, 2008 às 8:14 pm

    Nero Wolfe é um dos mais carismáticos detetives de todos os tempos.
    Seguramente o mais idiossincrático.
    Sua performance em alimentação e orquídeas é uma maravilhosa definição de objetivos do ser. Organizou para si um ambiente seguro, um mundo bastante civilizado, com todos os confortos de sua época, atualizando-se conforme o desenvolvimento da tecnologia, através das décadas e dos modismos. Ora se apaixonando pela modernidade ora opondo-se às inovações, como no caso de sua fobia em andar de automóvel.
    Rodeou-se de profissionáis que eram não mais do que o necessário para conduzi-lo através da vida, do dia a dia, dos crimes, das paixões pela orquídea idealizada, do universo mundano das influências políticas, policiais, financeiras.
    Colecionou lado a lado com os inimigos, admiradores fieis. Pessoas que pela força do destino tiveram seus caminhos, suas vidas tocadas de forma profunda por Nero Wolfe.
    De personalidade …
    Enfim, Nero Wolfe É um ser tão complexo e maravilhoso como se fora um ser humano.
    Falar ou escrever de e sobre Wolfe pode ser um ato maravilhoso, um prazer inexplicável.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Sobre

Este é um blogue do PÚBLICO, escrito por Isabel Coutinho. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura. isabel.coutinho@publico.pt

Fotos no Flickr

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Mais fotos

del.icio.us Isabel Coutinho

Blog Stats

  • 28,797 hits

%d bloggers like this: