As tecnologias contra nós

[splashcast NHHT5573MC]

Há um cão que ladra. Há um telefone que toca durante imenso tempo – era um fax. E há a voz do escritor Mário de Carvalho a falar sobre este nosso país, o seu “ambiente de negociata” e a sua falta de civismo. Também nos conta as razões que o levaram a sair do Partido Comunista Português.
Tudo isto foi gravado, em Lisboa, no seu antigo escritório de advocacia. Foi uma conversa a propósito de “A Sala Magenta”, o seu mais recente romance, editado pela Editorial Caminho.
Não basta vivermos à sombra das glórias do passado!”, alerta o escritor. Esta parte da entrevista não está no texto publicado no suplemento Ípsilon e que pode ler aqui.
Naquele dia tudo parecia correr mal. Depois de algum tempo de conversa – pelo menos duas perguntas – notei que o gravador não estava a gravar. Foi preciso recomeçar. No final tentei fazer um pequeno apontamento de vídeo. Aconteceu um qualquer problema de som – um zumbido insuportável – por isso o vídeo não está em condições de ser colocado no blogue.
Resta o Podcast (carreguem no start em cima), que aqui vos deixo, mesmo com o irritante som de fundo do telefone a tocar e do ladrar de um cão. Há dias em que as tecnologias estão contra nós.

1 Response to “As tecnologias contra nós”


  1. 1 Carlos Gouveia Abril 9, 2008 às 11:11 am

    Li a entrevista no Público e agora tenho uma noção completamente diferente da entrevista. Quando lemos uma entrevista, imaginamos os gestos da pessoa entrevistada e os apontamentos do entrevistador(a), expressões, risos. Mas nunca conseguimos “ouvir” o que está escrito. Com este post, até acho piada ao cão. Até parece que queria dizer qualquer coisa! A fazer a entrevista, acredito que deve ser irritante e incomodativo. Mas fez-me lembrar o “timbuktu” do Paul Auster. Ou uma possível personagem escondida nas paredes, como a lagartixa do “Vendedor de Passados” do Agualusa!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Sobre

Este é um blogue do PÚBLICO, escrito por Isabel Coutinho. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura. isabel.coutinho@publico.pt

Fotos no Flickr

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mapa do Padrão dos Descobrimentos

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Mais fotos

del.icio.us Isabel Coutinho

Blog Stats

  • 28,797 hits

%d bloggers like this: